terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Mentiras culinárias - parte um


Esse título não tem exatamente uma relação direta com a série que resolvi começar. A idéia é trazer algumas informações sobre a mais famosa das culinárias - a francesa - tudo regado a fotos coloridas.

Não sou uma especialista em culinária européia, sou mais uma curiosa. Mas a francesa sempre me fascinou... Trata-se de um povo que se preocupa com detalhes - ok, não tanto quanto os orientais - e com a beleza dos pratos. Desde o surgimento da nouvelle cousin - a corrente culinária contemporânea francesa - o olhar parece se sobrepor ao apetite, pois os pratos em geral são (muito!) pequenos mas parecem esculturas. Os cozinheiros, por sinal, mudaram de status - agora são chefs - e recebem tratamento de artista.

Para começar, aqui está uma típica estante de feira na França, em Versailles (muito chique...rs!). Ao contrário do que os brasileiros pensam, mercados europeus também têm frutas e verduras variadas... E muitas vezes são mais saborosas que as dos nossos mercados. Os preços são mais salgados que aqui - como tudo o mais, ora! - mas a variedade muitas vezes compensa o preço. Percebam como as cores são belas.... Como as estantes são limpas e organizadas.

Ouvi uma vez que as feiras e mercados públicos são os melhores lugares para conhecer a cultura de um país. Vamos ver o que esta séria nos diz, hehe.

Em tempo: o título desse texto é apenas uma estratégia de marketing para chamar a atenção para a leitura. Será que deu certo???

2 comentários:

Michel Rhapsody disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ari Holzbach disse...

Oi Mic,
tinha uva sim, e de várias cores... Mas elas não aparecem nas fotos que tenho não. Acho que a máquina se espantou com os preços hiper salgados que essas feiras cobram...