quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Adoro (bons) garçons!!!


Talvez ainda não tenha contado o meu grande sonho de aposentadoria: abrir um restaurante brasileiro com toques franceses e contemporâneos. "Mas por que só na aposentadoria?" Ah, porque eu quero encarar essa minha paixão como um hobby, não como um trabalho competitivo onde a perfeição é uma obrigação! Por causa disso, sempre que vou a um restaurante/bar/bistrô/boteco/lanchonete/café presto muita atenção nos detalhes para, no futuro, copiar o que cada um tem de melhor.

Quando eu digo tudo, é tudo mesmo!!! Desde o azulejo dos banheiros, passando pelo conforto das cadeiras e indo parar na eficiência dos garçons. Sim, porque desde há muito eu sei que o atendimento é, realmente, o elemento mais importante de um restaurante. Se o garçom é bom, a gente suporta com bom humor alguns defeitos, como a demora de um prato ou o erro na hora de calcular a conta. Quantas vezes deixei uma gorjetinha básica para o garçom (afinal, ainda não posso dar nada além do básico...rs!) mesmo tendo esperado uma eternidade por um simples cafezinho...

A alguns garçons, já cheguei a dizer que vou roubá-los quando abrir meu próprio estabelecimento, hehe. Um dos restaurantes que gosto muito especialmente devido ao atendimento é o Emporium Pax do Plaza Shopping, em Niterói. Adoro o local por vários motivos: ele fica em um lugar mais bonito, calmo e limpo do que a terrível praça de alimentação de lá, as saladas fartas que podemos montar são simplesmente divinas, o capuccinho é super bem preparado, os sucos são feitos com frutas bem maduras, que dispensam açúcar, a variedade do cardápio agrada a muitos gostos, algumas sobremesas são até baratas (as tortas deliciosas feitas por eles mesmos custam R$ 5,00 a fatia) e os preços não são abusivos. Mas o grande diferencial é a simpatia, paciência e eficiência dos garçons. Não só comigo, que sou cliente fiel há três anos, mas com todo mundo - acreditem, pois sou extremamente observadora.

Quase todos são simpáticos na medida certa (garçom intrusivo é um saco!!!) e muito educados. Dois ou três se destacam principalmente porque sabem se portar em momentos estressantes... Perto do Natal passado, fui ao shopping comprar minha langerie de ano novo (!!!) e almocei lá. A área externa do restaurante, que parece um café, estava lotada e apenas dois garçons atendiam a todos os pedidos. Como há muitos pratos rápidos, a rotatividade de clientes era impressionante, e todos, obviamente, estavam cansados e famintos. Apesar de minha salada maravilhosa ter demorado um pouco, o que é compreensível em se tratando de final de ano, achei ótimo para observar os comportamentos humanos ao meu redor.

Mas minha atenção foi toda para a atuação dos dois garçons. Eles pareciam em transe e conectados pelo inconsciente: não se atrapalhavam e agiam com muita rapidez: assim que uma mesa estava livre, um deles aparecia para limpá-la enquanto o outro ia ver um pedido que estava demorando. Ouviram várias reclamações por causa da demora e, na mesma hora, davam uma explicação e iam verificar o pedido. Retornavam com a bandeja cheia de bebidas e pratos e distribuiam tudo corretamente.

Eu fiquei tão encantada que no final, mesmo tendo esperado 15 minutos pelo capuccino (que, aliás, vem acompanhado com uns incríveis merengues de amêndoa que só vi por lá), percebi que um casal de velhinhos esperava há muito pelos pratos e resolvi dar uma ajuda, avisando um dos garçons.

Não tenham dúvida que o Emporium vai perder alguns garçons quando meu restaurante vier à tona, hehe.

4 comentários:

Rodrigo disse...

Hum, obrigado pela dica, eu nunca fui lá!
Qual a especialidade da casa? hehe!

Ari Holzbach disse...

saladas!!! mas daquelas que realmente matam a fome. eu sempre peço salada grande com quiche de palmito. Hum...!

Michel Rhapsody disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ari Holzbach disse...

Sim Mic, é verdade. Sou cliente assídua e, por isso, os garçons devem me dispensar alguma tratamento especial. Mas neste dia eu fiquei observando justamente o tratamento dado aos outros clientes da casa. Você sabe que eu valorizo demais o tratamento adequado :-)