sábado, 3 de maio de 2008

fruta que vem de Marte


Pobre fruta injustiçada.... Às vezes tenho a impressão que a difícil arte de viver em sociedade exige uma grande penitência: tudo que é gostoso faz mal. Isso atinge os mais deliciosos doces, os mais fofinhos pães, as mais suculentas carnes e até as mais gostosas frutas. Gente, é impressionante que nem as frutas escapam da ditadura da saúde. Dizem as péssimas línguas que delícias como a carambola, o abacate e a banana, por exemplo, podem fazer mal ao nosso frágil organismo. Dizem alguns jornalistas terríveis:



- o abacate tem muita gordura, ou seja, engorda

- a banana idem...


Daqui a pouco até água mineral vai fazer mal à saúde... Mas enfim, estou fazendo toda essa enrolação simplesmente porque quero falar bem bem bem do abacate - o marciano dos alimentos. No Brasil, as poucas pessoas que costumam comer frutas diariamente gostam de misturar ao abacate maduro açúcar, leite e/ou leite condensado. Eu, particularmente, adoro fazer batida de abacate com leite gelado (desnatado) e umas gotinhas de adoçante... Fica cremoso e no pon-to. Melhor do que muita sobremesa industrializada.


Mas até ontem, eu não sabia direito como escolher abacates. Um funcinário muito simpático do Hortifruti de Icaraí finalmente me ensinou. Ele me deu um papelzinho muito didático. Resolvi, então, tornar pública a informação:


COMPRAR: os mais pesados e firmes. Alguns têm manchas de cor marrom-claro na casca, mas esse é apenas um defeito superficial e não afeta a qualidade da fruta. Para verificar se estão no ponto, faça uma ligeira pressão com os dedos: os de casca fina cedem logo, os de casca mais grossa oferecem mais resistência. Os abacates duros ou bem firmes não estão no ponto para consumo imediato, devendo ser amadurecidos.


ARMAZENAR: o abacate deve ser guardado em local fresco e arejado, não podendo ser colocado na geladeira, pois o frio impede o amadurecimento. Depois de descascado, precisa ser imediatamente consumido, pois em contato com o ar a polpa escurece.


Hum... outro dia quem sabe eu falo das propriedades afrodisíacas dessa fruta cremosa... hohoho!

Um comentário:

L.S. Alves disse...

Uma das caracteísticas que sempre atribui ao povo fluminense é a predileção que tem pelo abacate. O povo do RJ adora esa fruta. Pura, com açucar, com leite, pra comer, pra beber e até pra passar na pele.
Cada um, cada um, mas não dá pra acreditar em tudo que dizem. Continua ingerindo frutas e que não me venham dizer que elas fazem mal. Não engulo essa.
Um abraço e boa sorte com a vida.